Em meu trabalho como Coach, frequentemente me deparo com um momento do coachee em que ele precisa, para avançar em direção a seus objetivos, avaliar sua situação atual, como está sua satisfação com a vida de um modo geral. Colocar a vida em perspectiva pode ser desafiador, por conta da abrangência e das inúmeras variáveis que podem ser consideradas. Nesses momentos uma ferramenta objetiva e clara pode ajudar. A Roda da Vida é uma delas.

Nesse texto, da equipe da SistemizeCoach, vocês podem conhecer um pouco mais sobre a ferramenta, seus usos e benefícios. SistemizeCoach é um a plataforma ampla e completa que possibilita a nós, Coaches, administrarmos plenamente os atendimentos e o desenvolvimento dos clientes, e a estes, acompanharem todo o processo virtualmente, de um jeito amigável, interativo e fácil.

Conheçam www.sistemizecoach.com.br e suas funcionalidades!

 

Ferramenta de coaching Roda da Vida

Uma das mais conhecidas e usadas ferramentas de coaching é a roda da vida, pois é uma ótima maneira de diagnosticar o cenário de vida geral do coachee e ajudá-lo no seu autoconhecimento.

[Preencha sua roda da vida online]

A roda da vida é um método antigo usado em terapias alternativas com o intuito de alcançar a felicidade plena. Mas, como sabemos que isso não é possí­vel, utilizamos como ferramenta de coaching com resultados satisfatórios para obter uma visão completa sobre os anseios do coachee em cada área da sua vida.

Neste texto falaremos mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar os seus coachees a definirem quais setores da vida precisam ser priorizados e alinhados ao seu estado desejado.

Como funciona a ferramenta de coaching roda da vida?

A roda da vida é construí­da em forma de gráfico de pizza, contendo as áreas da vida a serem analisadas conforme visto abaixo:

Amigos e famí­lia: Relacionamento com pessoas mais próximas, se há interação satisfatória, diálogo e poucos conflitos.

Lazer: Tempo gasto com atividades prazerosas que divertem e diminuem o estresse do dia a dia.

Vida financeira: Se há controle financeiro, se a renda obtida atualmente é suficiente para cobrir todas as despesas da casa e se sobra para o lazer e para reserva financeira de segurança.

Intelecto: Se há investimento suficiente em educação, se o coachee consegue finalizar os cursos que começa e se está satisfeito com o seu desenvolvimento intelectual.

Espiritualidade: Qual a relação com a fé, as suas crenças, se consegue tempo para realizar sua conexão com o espírito e se a alma está tranquila e bem resolvida consigo mesmo.

Amor: Se o relacionamento amoroso está estável, com diálogos em conexão, sem conflitos frequentes, com carinho, respeito, se a visão de futuro está alinhada com a do parceiro amoroso.

Trabalho e carreira: Analisar se o trabalho desenvolvido supre as necessidades financeiras, de realização e reconhecimento, se o ambiente de trabalho é de paz e propício para criar laços de amizade e companheirismo e se permite crescimento e estabilidade emocional.

Saúde: Se a saúde está bem, se não há problemas ou sinais de doenças, se os exames preventivos estão todos em dia, se visita médicos regularmente e se toma cuidados com alimentação e exercícios físicos.

Como aplicar a ferramenta roda da vida?

Para começar a aplicação da ferramenta, deve-se apresentar o gráfico da roda da vida ao coachee e explicar como funciona e como ele deve avaliar cada área da sua vida, dando uma nota de 0 a 10, conforme a sua satisfação.

A ferramenta pode ser adaptada também para aplicação em apenas uma área da vida, nesse caso não seria denominada roda da vida, mas roda do relacionamento, roda do emagrecimento, roda da autoestima, dependendo do objetivo especí­fico do seu cliente.

Se você desejar, temos uma versão interativa e online da roda da vida para você preencher.

A roda da vida é uma ferramenta de diagnóstico de cenários que também auxilia no aumento da motivação do coachee, já que ele entenderá quais são os motivos que deverão nortear a sua mudança do estado atual para o estado desejado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *